Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (14) 9 9861-0385

Encontre o que deseja

NO AR

Falando de Amor

    Local

Investimento em Data Center corrige defasagem de cerca de 15 anos nos equipamentos da Prefeitura

Publicada em 26/10/19 as 06:57h por Rádio Centro Oeste - 116 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rádio Centro Oeste)

Um assunto que muitas pessoas podem ter ouvido ou vão ouvir falar em Garça é sobre a aquisição pela Prefeitura Municipal de um novo data center. Traduzindo do inglês para língua portuguesa: data center significa Centro de Processamento de Dados.


Leandro Carvalho, Diretor de TI – Tecnologia da Informação – da Prefeitura Municipal explica mais detalhadamente o que é o data center da Prefeitura e o que ele faz: “O data center da Prefeitura serve para armazenar todas as informações dos contribuintes, das pessoas que utilizam os serviços que são prestados pela Prefeitura, como os atendimentos da saúde e da educação, os dados das empresas que geram notas fiscais, todas as informações do portal da transparência, contas públicas, transparência do terceiro setor, as notícias geradas pela Secretaria de Informação e Comunicação e publicadas no site oficial da Prefeitura, as informações aos servidores como os holerites, entre outros serviços”.


Ainda segundo o Diretor Leandro, os equipamentos não são atualizados faz 10 ou 15 anos. E segue: “A Prefeitura terá que cumprir, a partir do ano que vem uma lei federal, a lei geral de proteção de dados. Então precisamos ter equipamentos confiáveis para termos segurança nas ações do dia a dia e oferecermos segurança a todos que se relacionam com o poder público. Hoje posso afirmar que não há estrutura para atender efetivamente todos os serviços que a Prefeitura presta”.

 


Valor do investimento – Leandro explica claramente tudo o que está sendo adquirido com os R$ 300 mil: “Não é só um computador, como tem pessoas dizendo por aí. O que teremos é um conjunto de três equipamentos, sendo dois servidores de aplicação de última geração e um servidor de armazenamento com espaço aproximado de 100 tera. Foi adquirido também um sistema de segurança e back up, ou uma cópia de segurança de todas as informações que são geradas pela Prefeitura e que tem ser guardadas com segurança. Todo o equipamento tem garantia de 7 anos, prorrogáveis por mais 3 anos. E este investimento está sendo estudado há mais de um ano, não é uma ação que foi feita rapidamente. Foi planejado, estudado e procuramos ter o melhor retorno para os cofres municipais”.

 

Outras cidades seguem o mesmo caminho – Quem quiser verificar poderá notar que outras Prefeituras estão fazendo esta modernização. A cidade de Presidente Prudente, por exemplo, acabou de adquirir um data center semelhante ao de Garça, porém maior, já que a cidade é maior, tem cerca de 200 mil habitantes e um volume maior de dados gerados diariamente.


Leandro finalizou: “O TI da Prefeitura procura prestar um bom serviço para a população e também para todas as outras secretarias municipais, já que esta é uma das nossas responsabilidades, atender de maneira satisfatória todos os setores da administração municipal. Além da aquisição destes equipamentos, o novo data center, iniciamos esta semana o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia. Nós vamos elaborar um documento com muita responsabilidade, olhando para o futuro, analisando o nível que a Prefeitura está hoje e projetando onde quer estar daqui dois anos, no mínimo, na área de tecnologia”.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (14) 9 9861-0385

Visitas: 68716 |  Usuários Online: 22

Hospedado e desenvolvido por: Idemar Júnior - (14) 9 9784-8682 - Todos os direitos reservados